Sim, após a transferência dos embriões pode ocorrer um pequeno sangramento. Fique calma, converse com seu médico e saiba que isso não significa, necessariamente, que a fertilização não deu certo.
Todo o processo para uma fertilização in vitro causa muita ansiedade e nervosismo, por isso um sangramento dias após a transferência pode deixar você em pânico. Acalme-se! São diversos os motivos que podem causar a presença de sangue vermelho vivo ou com aspecto de borra de café.
Caso um leve sangramento ocorra no dia da transferência, uma das causas possíveis é a introdução do cateter no canal endocervical, pois o colo do útero é muito vascularizado.
Se o sangramento ocorrer alguns dias após a FIV, pode ser nidação, isto é, sangramento causado pela implantação do embrião. Quando o embrião se fixa na parede interna do útero algumas veias e artérias que se conectam com o endométrio podem romper produzindo a perda de sangue.
A nidação acontece de 6 a 10 dias após a transferência dos embriões e pode durar de 1 a 3 dias. Fale com seu médico para saber se será necessário tomar algum medicamento e fazer repouso.
Também é possível que você sinta um pouco de cólica e aqui no CITI Hinode costumamos dizer que, mesmo sendo um sintoma normal a cólica não é muito desejada, pois pode significar contração do útero. Fale com seu médico para tomar algum medicamento que interrompa as cólicas.
Independentemente do sangramento que ocorrer após a sua FIV, não deixe de fazer o Beta HCG no dia solicitado pelo seu médico, pois somente este exame poderá indicar se você está realmente grávida.
Se você quiser conversar com um de nossos médicos especialistas em fertilidade, agende sua consulta pelo nosso WhatsApp (11) 93005-9999.