Sim, as doenças da próstata podem atrapalhar a fertilidade do homem e por isso aqui no CITI sempre levamos muito a sério os cuidados com os nossos pacientes que querem se tornar papais.
Vamos começar falando sobre o câncer de próstata.
A doença em si pode não alterar a fertilidade masculina, mas o tratamento desse paciente, seja com quimioterapia ou radioterapia, compromete a produção de espermatozoides e por isso o urologista deve orientar sobre a possibilidade do congelamento de sêmen antes do início do tratamento.
Além disso, pode ser que o paciente com câncer de próstata precise de uma cirurgia para retirada da glândula. Neste procedimento cirúrgico também são removidas as vesículas seminais(responsáveis pela produção de grande parte líquido do sémen) e é obstruído o canal deferente (por onde os espermatozóides são conduzidos, dos testículos até à uretra). Neste caso, o paciente passa a ser infértil após a cirurgia.
Acolhimento ao nosso paciente
Nós acolhemos a dor dos homens que enfrentam um diagnóstico de câncer de próstata, sabemos que um longo período de tratamento será encarado por esses pacientes, por isso nos colocamos sempre à disposição para ajudar a manter os sonhos vivos, principalmente o sonho de ser pai!
Por meio do congelamento de sêmen, é possível recorrer a uma Fertilização in vitro no futuro. Seja com gametas e transferência de embriões para o útero da parceria ou até mesmo para um tratamento com Útero de substituição de doadora da família, como uma irmã, utilizando óvulos doados.
Outras doenças que afetam a próstata
É importante lembrar que existem outras doenças que podem acometer a próstata, como a hiperplasia benigna da próstata e a prostatite (inflamação da próstata) e no caso de um diagnóstico é necessário ter uma conversa sobre fertilidade com o urologista. Antes de iniciar qualquer tratamento, busque também um médico especialista em reprodução humana para conversar sobre as suas possibilidades de preservar a fertilidade.