O diagnóstico de endometriose começa na consulta clínica, passa por exames de imagem e, em alguns casos, a videolaparoscopia pode ser indicada para confirmar e tratar a endometriose.

Aqui no CITI, nossos médicos têm um olhar cuidadoso quando a paciente chega contando que sente dores menstruais e durante a relação sexual, quando ela comenta que já teve episódios de sangramento intestinal ou urinário e quando está tentando engravidar durante algum tempo sem conseguir sucesso.

A investigação da nossa equipe começa ouvindo a paciente com atenção, porque não queremos que nenhum detalhe da história dela seja deixado de lado. Fazemos o exame físico no consultório e, quando suspeitamos de endometriose, solicitamos os exames de imagem, como ultrassom transvaginal e ressonância magnética, ambos com preparo intestinal.

Exames de imagem podem ajudar no diagnóstico de endometriose

Em alguns casos os exames de imagem podem não captar pequenos focos de endometriose. Nestes casos, uma videolaparoscopia pode ser indicada para confirmar e já tratar a endometriose, porque por meio dessa técnica o médico especialista conseguirá retirar as possíveis lesões superficiais e também as mais profundas.

A endometriose pode não ser uma doença simples de diagnosticar, por isso, se você tem sintomas como os que citamos no começo deste artigo, procure um médico que tenha prática nesse diagnóstico para caminhar ao seu lado nessa jornada.

Aqui no CITI, recebemos muitos casos de pacientes com endometriose e podemos contar, felizes, que muitas delas conseguem controlar a doença e engravidar de seus bebês tão sonhados. Na nossa seção Histórias que marcaram o CITI você encontra os depoimentos de algumas delas.

 

Neste Março Amarelo, mês de conscientização sobre a endometriose, conte com a equipe do CITI para diagnosticar e tratar a endometriose e seguir ao seu lado rumo ao sonho da maternidade.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário