Sim, quem sofre com hidrossalpinge tem menos chances de sucesso em uma fertilização in vitro e por isso o médico pode recomendar que a paciente realize uma cirurgia para retirada das trompas ou para a interrupção delas.
A hidrossalpinge é uma patologia que leva a um acúmulo de líquido nas trompas e é uma das causas de infertilidade feminina. Os sintomas relacionados podem ser dores abdominais, inchaço e corrimento vaginal. Em alguns casos, a paciente pode não sentir nada e receber o diagnóstico após uma ultrassonografia ou quando estiver investigando possível infertilidade.
Ainda não se sabe ao certo o que leva à doença, mas alguns fatores podem aumentar as chances da paciente desenvolver hidrossalpinge, como a presença de infecção, que pode ser causada por agentes sexualmente transmissíveis, e alterações no funcionamento ou anatomia dos órgãos pélvicos, que podem ocorrer após cirurgias, aderências pélvicas, endometriose ou outras fontes de infecção, como apendicite.
Como é o tratamento para hidrossalpinge
A paciente pode tratar a hidrossalpinge com antibióticos indicados pelo seu médico, entretanto para a realização de uma fertilização in vitro, já existem estudos que demonstram maior taxa de sucesso quando as trompas são retiradas pois o líquido acumulado geralmente atrapalha a implantação do embrião.
Quando não é possível a retirada das trompas, o médico pode sugerir a laqueadura, que as interrompe e impede a passagem do líquido. Apenas um médico especialista pode avaliar a melhor opção para cada paciente.
Se você está tentando engravidar naturalmente a mais de um ano sem sucesso, busque um médico especialista em reprodução humana que possa investigar o que pode estar interferindo na sua fertilidade. Aqui no CITI Hinode, nossa equipe médica prioriza uma investigação cuidadosa e recomenda o tratamento mais indicado para o seu caso. Agende sua consulta pelo WhatsApp (11) 93005-9999.