Tanto a pressão alta quanto a diabetes descontroladas podem ser fatores de risco para pacientes que estão em tratamento de infertilidade e que pretendem fazer uma fertilização in vitro. Homens e mulheres precisam cuidar da sua saúde de forma geral, para que o corpo esteja apto no momento da FIV.
A diabetes se caracteriza pelo aumento da glicose no sangue e, seja do tipo 1 ou 2, ela pode causar diversas complicações, como infertilidade e riscos na gestação. A diabetes em mulheres pode causar deficiência hormonal, ciclo menstrual irregular, problemas no funcionamento dos ovários etc.
Nos homens, a diabetes provoca a redução significativa de sêmen, dificuldade de fecundação e pode ser responsável por um embrião com má formação o que aumenta os riscos de um aborto espontâneo.
No caso da hipertensão arterial, ela é um grande risco durante a gestação e precisa ser controlada. Para a fertilidade, ela pode ser um perigo quando associada a alguns medicamentos usados no controle da pressão. É importante sempre conversar com o médico cardiologista sobre o desejo reprodutivo para evitar complicações.
Durante a FIV, não há evidências de que a hipertensão possa atrapalhar de alguma forma, entretanto vale destacar que muitas pessoas que sofrem com a doença possuem outros hábitos ou condições que podem ser complicadores, como a obesidade e o tabagismo. Pensar na saúde global, com o equilíbrio entre bem-estar físico e mental é sempre a melhor resposta antes de iniciar um processo de fertilização in vitro.
Para esclarecer outras questões sobre a hipertensão e a diabetes durante a FIV, agende uma consulta com um dos médicos da nossa equipe. Estamos prontos para receber você aqui no CITI Hinode. Nosso WhatsApp é o (11) 93005-9999.