O ideal é começar a fazer a mamografia preventiva a partir dos 40 anos. Esta tem sido a orientação das sociedades médicas no Brasil e em todo mundo. Isso porque a média do diagnóstico do câncer de mama no país é de 53 anos e 40% dos casos acometem mulheres com menos de 50 anos.
Caso você tenha risco aumentado para câncer de mama, porque em sua família alguma mulher já sofreu com a doença, o ideal é começar a prevenção antes, fazendo a mamografia a partir dos 35 anos. Converse com seu ginecologista sobre o seu histórico familiar.
Não tenha medo de fazer o exame. Ele é incômodo, mas muito rápido e a maioria dos nódulos encontrados são benignos. Detectar a doença precocemente aumenta muito as chances de cura, então vale a pena fazer, sim, a mamografia todos os anos.
Infelizmente, para quem depende do SUS, a orientação do Ministério da Saúde ainda é a realização de mamografia após os 50 anos, de 2 em 2 anos. Existe uma mobilização da sociedade no sentido de pressionar essa mudança em favor de todas as mulheres pelo direito à mamografia a partir dos 40 anos no SUS.
De todo modo, neste mês de outubro, muitas campanhas acontecem em todo o país para oferecer a mamografia a quem não tem acesso ao plano de saúde ou a exames particulares. Pesquise, informe-se, espalhe a informação para mulheres da sua família e também para as amigas.
O CITI Hinode apoia a campanha de prevenção ao câncer de mama e já está na nossa rotina olhar para nossas pacientes com cuidado especial, solicitando a mamografia sempre que necessário. Ainda assim, neste mês de outubro, vestimos rosa junto com todas vocês pelos cuidados com a saúde da mulher. Vamos todos juntos!