Saber o momento certo de pensar na preservação da fertilidade é a dúvida de muitas mulheres. Algumas vezes os planos profissionais estão a todo vapor, em outros casos o parceiro ideal ainda não apareceu ou então o casal ainda está em dúvida se quer ou não ter filhos e gostaria de ter mais tempo para pensar.
Aqui no CITI Hinode nós orientamos sempre que ter consciência do relógio biológico é importante, respeitando todos os desejos do casal e sabendo que cada um tem o seu momento certo.
A medicina reprodutiva está bastante moderna e avançada para ajudar casais que pretendem deixar a gravidez para mais tarde. Nesses casos, orientamos que a preservação da fertilidade seja feita com congelamento de óvulos, de esperma ou de embriões.
Tempos atrás, o congelamento de embriões era considerado mais eficaz porque com o descongelamento acontecia a perda de muitos óvulos. Mas atualmente, com a técnica de vitrificação, que realiza um congelamento ultrarrápido, cerca de 90% dos óvulos são recuperados no descongelamento.
Outro fator importante é saber que a idade da mãe acaba pesando mais que a idade do pai. Pode não parecer muito justo com as mulheres, mas é a assim a biologia dos corpos e o envelhecimento dos óvulos pode causar maior chance de abortos ou até mesmo problemas genéticos no bebê, como maior chance de síndromes.
Dessa forma, orientamos que pacientes acima dos 30 anos comecem a pensar na questão com calma, avaliando todos os prós e contras, e nos colocamos à disposição para orientar qual é a melhor opção de preservação da fertilidade.